terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Angoche

Angoche é um distrito localizado no Sul da provincia de Nampula, banhado pela Costa do Índico. Tendo o universo de 277412 habitantes dos quais 141593 são homens e 135819 mulheres segundo dados do Censo 2007. O distrito de Angoche ocupa uma área significativa de 2.986 km2. Este está dividido em 4 postos Administrativos, Angoche – Sede, Boila, Aúbe e Namaponda. A cidade de Angoche foi designada de António Enes até quando a independencia de Moçambique, sendo o ano de 1976 como referência de mudança do nome António Enes para Angoche. No contexto da municipalização em Moçambique, Angoche foi designado Município em 1998. A sua volta encontramos as ilhas de Coti como por exemplo: Catamoio, Calukulo, Iarupa, Kelelene, Mithupane, Mbuzu, Kilua, e outras ilhotas. A língua falada pelos nativos é o Coti, sendo uma língua ligada à etnologia dos cotis.

1 comentário:

Brown Eyes disse...

Angoche, linda Angoche. Há tanto tempo...que saudade da minha Terra Natal!!! Um dia irei pisar novamente aquela terra que soube, tão bem, marcar a minha vida. Apesar de ter saído daí pequenina ainda me lembro de alguns recantos. Não recordo, infelizmente, o nome das ruas mas, ainda, conseguia encontrar a casa onde vivi alguns anos. Para quem está ao cimo das escadas do antigo clube virava-se à direita e... ao fundo estáva ela. Tenho a ideia que era azul e que nasceu aí um bairro novo, ao fim da rua do lado direito, dos pescadores? Lembro-me do João Ferreira dos Santos...Vagas lembranças mas com grande importância para mim.